Física Computacional - FSC-5705

só um divisor

Utilizando o KDE

Além do Shell que utilizaremos com alguma frequência, o uso do básico do KDE é uma necessidade nesta disciplina. Decidi utilizar esse ambiente gráfico por ser mais parecido ao MS windows e dessa forma diminuir o choque inicial. Outra vantagem é que el possui um bom programa para digitar Latex. Devo destacar que se você pode utilizar outra interface gráfica (tipo a que bem com o ubuntu chamada unit) não terá nenhum problema com as aulas, a interface não interfere em nada, mas aqui só falarei sobre o KDE.

Nesta nota abordaremos:

  1. O menu do KDE
  2. O Konqueror
  3. O Kate
  4. Recuperação da barra de tarefas do Desktop

O Desktop

o desktop KDE

Na figura acima vemos o desktop do KDE versão 4.4.5 que é a que está instalada no lab (no momento da escrita deste documento já estava a versão 4.9.1, pode conferir no site. A resposta a porque temos uma versão antiga é que ela consome menos recursos). Na figura se destaca o Menu, a barra de tarefas (que muitos de vocês perderão durante o semestre) e o próprio desktop (que é o fundo da tela).

Clicando no K o menu abre e mostra sua primeira aba - os favoritos. O programas estão na aba aplicativos. Nessa aba temos vários items onde os diversos programas tem um icone (somente aqueles programas que rodam no desktop). Um dos programas que utilizaremos frequentemente é o konsole que nos dá acesso emula um console; para acessar a esse programa clicamos no item Sistema e seguidamente em Terminal como mostra a figura embaixo, depois de uns segundos o konsole será aberto

abrindo o konsole

Outro programa que utilizaremos frequentemente será o Konqueror, ele é para ser o navegador do sistema kde mas não é tão bom como outros navegadores mais utilizados; nos utilizaremos ele como navegador de arquivos (mesmo que o KDE indique o dolphin para isso). Para acessar ele clicamos em internet e seguidamente em Konqueror.

abrindo o Konqueror e o iceweasel

Para navegar na internet eu recomendo utilizar o iceweasel que é o firefox disfarçado, em algumas maquinas tem instalado o Chromium que é a versão do Chrome da google.

abrindo o kate

Para programar existem programas especializados (é possível instalar o eclipse), mas aqui utilizaremos um editor de texto simples, para acessar ele clicamos em utilitário e seguidamente em Editor de Texto Avançado, esse editor é o kate o qual é simples e muito funcional.

O Konqueror

o Konqueror

Para entrar na navegação de arquivos do konqueror clicamos em Pasta de usuário e ele entrará na área do usuário. Um outro jeito de se fazer o mesmo é apagar o que este na barra de navegação e digitar ~/ (til barra). Dentro da nossa área podemos criar, apagar, mover (arrastrando ou fazendo ctrl + v), etc., arquivos ou pastas, basta simplesmente clicar com o botão direito do mouse em alguma região em branco.

criando uma pasta no Konqueror

Podemos entrar em uma pasta simplesmente dando UM click nela e para abrir um programa, por exemplo, clicamos com o botão direito sobre ele e escolhemos abrir com kate.

abrindo um arquivo direto do Konqueror

Observe que o diretório onde a onde o arquivo está está dado na barra de navegação; você pode subir (voltar a uma pasta acima) ou mesmo voltar ao diretório anterior utilizando as zetas de navegação.

Sistema de arquivos Linux

Lembremos que o sistema de arquivos de Linux é uma arvore invertida a raiz fica para cima e é a pasta / (pasta barra, conhecida como raiz do sistema). Abaixo dessa pasta (na realidade dentro da pasta) temos inúmeras outras pastas como se mostra na figura e dentre essas a pasta /home é onde tem armazenados todos os diretórios dos usuários. Dentro de /home/usuario01 vemos que tem 2 pastas, a pasta /home/usuario01/Aulas e /home/usuario01/Downloads. Dessa forma, se você está na pasta /home/usuario01/Aulas alguém poderia lhe dizer, "sobe e entra em Downloads", para fazer isso você no Konqueror clica na zeta para cima (subir) e depois clica na pasta (um clique só) Downloads.

O Konqueror também permite você mudar renomear, mudar permissões de acesso, etc. Para isso clicamos no último item da lista chamado de Propriedades

propriedades do arquivo

Como se mostra na figura de acima à direita, você pode renomear o arquivo trocando o nome dele no requadro onde aparece o nome. Se você clicar na aba que diz propriedades você pode mudar as propriedades do arquivo como permissões de leitura, escrita ou transformar ele em executável (qualquer arquivo em Linux pode ser um executável, mas nem todos vão poder ser executados) e isso que garante que quando você suba até a pasta /home não possa modificar (ou mesmo estrar) numa pasta na qual você no seja o dono.

O Kate

O kate é o editor de texto padrão que utilizaremos, ele nos permite digitar textos do tipo .txt o que significa que podemos digitar códigos de programa ou utilizar ele para digitar documentos do latex ou mesmo para abrir dados (formato conhecido como .dat)

o Kate

Umas configurações merecem ser realizadas para que ele brinde um conforto maior na hora de programar. Para isso clicamos em configurações e no fim desse menu clique em Configurar Kate.

abilitando o terminal no Kate

Vamos onde diz plug-ins e logo clicamos onde diz Área de ferramentas do terminal isso coloca um terminal embutido ao kate, assim você não necessita abrir o konsole.

abilitando o número de linha no Kate

Vamos habilitando o número de linha no Kate, isso é bom para procurar "bugs" no programa. Vamos onde diz Aparência, logo marcamos a opção que diz Mostrar os números de linhas

o Kate e o ola mundo

Vale ressaltar, que funcionam os atalhos utilizados no windows: CTRL+c (copia algo que foi selecionado), CTRL+v (cola algo copiado); CTRL+x (corta). Para copia, no KDE você só precisa marcar com o mouse o texto e para colar utiliza o botão do centro (ou simultaneamente os dois botões).

Recuperando a barra de tarefas

o Desktop

Um dos eventos mas comuns que durante estes anos tenho observado é a remoção da barra de tarefas do KDE deixando o usuário sem acesso ao aplicativos que está utilizando, como se mostra na figura acima. Para recuperar essa barra a gente clica no "icone" que está no lado inferior direito do desktop denominado na figura de caixa de ferramentas do painel. Quando você clica em ele será aberto uma barra de opções

conf. dos widgets

A opção que desejamos é adicionar um widgets. Clicando nesse opção serão mostrados vários widgets, nos estamos interessados no Gerenciador de tarefas. Digite no requadro (marcado em vermelho na figura embaixo) Gere e ele mostrar o widget que procuramos, de dois cliques rápidos e ele colocara de volta a nossa barra.

adicionando a barra

O problema é que a barra será colocada depois do relógio, para arrumar é só colocar o mouse sobre ela, arrastrar para a posição adequada (para arrastrar clique e mantenha clicado).

movendo a barra

Para que isso não aconteça outra vez é conveniente bloquear os widgets, isso se faz clicando mais configurações e depois em bloquer widgets.

bloqueando a barra